sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Fim do nuclear obriga a compromissos ambientais

Parque nacional de Nikko - Japão
É sabido, o Japão, que planeava aumentar a fatia nuclear de geração eléctrica dos 30% em 2010 para os 50% em 2030, está a rever essa política depois de 11 de Março. A vontade é apostar em fontes renováveis mas o Japão enfrenta grandes desafios para perseguir esse objectivo.

Sendo geograficamente um arquipélago o Japão não tem a possibilidade de equilibrar a flutuação de produção eólica com importação/exportação como fazem os países europeus que "brincam" às renováveis. E o Japão também não tem recursos hídricos para, através da bombagem, gerar energia de base renovável numa associação eólica/hídrica.

Mapa de parque nacionais do Japão
Resta-lhe aproveitar fontes renováveis passíveis de cumprir os requisitos de despachabilidade e armazenagem que enunciei aqui. Isso significa recorrer à geotermia e hidráulica. Porém, para estas ambicionarem substituir as centrais nucleares têm de ter a escala necessária. O Japão não é nem o Brasil (forte em hidroeléctrica) nem a Islândia (forte em geotérmica) pelo que o parlamento japonês se prepara para, em 2012, desregulamentar na protecção ambiental do país. Vai ser permitido fazer furações para geotermia em parque nacionais e aproveitar terrenos agrícolas para o mesmo fim. Vão ser agilizadas leis da água e dos rios para permitir a construção de novas barragens. E naturalmente, como estas fontes renováveis não estão todas próximas dos centros de consumo mais investimentos terão de ser feitos no acesso à rede

Mapa das maiores cidades do Japão
Os japoneses reclamam o fim da energia nuclear evocando razões ambientais mas estão dispostos a "aligeirar" leis de protecção ambiental para o fazerem. Contudo a produção renovável cobrirá apenas parte das necessidades pois o Japão não tem recursos para substituir toda a produção nuclear por renovável. O restante terá de ser obtido em centrais de gás natural ou carvão o que implicará reforços na capacidade dos portos e armazenamento de matérias-primas. Repare-se que esta central a gás natural vai ser construída na baía de Tóquio, junto do consumo e do abastecimento externo de combustível.

Sem comentários:

Enviar um comentário